Pesquisar este blog

sábado, 1 de outubro de 2011

Rock in Rio: um festival de erros no Multishow.

- Isso foi destaque hoje no Yahoo! Especial Rock In Rio!

- é a mais pura verdade: a TV Brasileira não dá a minima importância para a música! Com destaque para a TV Globo (nomes e informações erradas sobre artistas, falta de responsabilidade, e principalmente, falta de informações úteis sobre o festival de música Rock In Rio. ) e o canal pago Multishow (de propriedade da TV Globo). Esta é a prova de que infelizmente as Organizações Globo conseguiram mais uma vez o que queriam. Mesmo que de qualquer jeito, eles "fingiram" que exibiram o Rock In Rio e o público brasileiro "fingiu" que assistiu. E tudo isso, simplesmente porque a Rede Globo quer "mandar". Diga NÃO ao monopólio de conteúdo da TV Globo!!! Veja:

Recheada de gafes, a cobertura do Rock in Rio pelo Multishow revela o atual despreparo da televisão brasileira quando o assunto é música. Impossível não ficar constrangido ao acompanhar o intervalo entre uma apresentação e outra. É um festival de informações erradas, entrevistas recheadas de perguntas óbvias e divagações.
Quatro dos seis apresentadores do Multishow na cobertura do Rock in Rio não são marinheiros de primeira viagem quando o assunto é música. Didi Wagner, a mais experiente da trupe, trabalhou durante cinco anos na MTV Brasil. Luisa Micheletti também é ex-funcionária da emissora musical. Foi estagiária, produtora, repórter e apresentadora de diversas atrações. Beto Lee, além de músico, apresenta programas do gênero no Multishow desde 2007 e participou da cobertura do festival SWU, em 2010. Erika Mader, apresentadora do canal pago há dois anos, também esteve lá.
Em razão da experiência de cada um, surpreende a quantidade de erros. Em um estúdio montado nos bastidores do palco principal do Rock in Rio, Didi e Luisa não conseguem identificar artistas, erram informações básicas que estão ao alcance de qualquer pesquisa no Google e são incapazes de improvisar diante dos freqüentes atrasos entre uma apresentação e outra. Beto Lee, que recebeu a tarefa de apresentar e encerrar cada show dos artistas principais da noite, não consegue emitir uma opinião que esteja além de "uau" ou "sensacional". Quando arrisca puxar alguma informação pela memória, lembrando algum livro ou documentário, começa a divagar e se perde entre seus pensamentos, mostrando incapacidade de improvisação. Erika Mader tem algum jogo de cintura, mas não escapa das perguntas óbvias nos bastidores do palco secundário, dedicado principalmente aos artistas brasileiros.
A presença de Fernando Caruso é totalmente dispensável. Humorista experiente, acabou perdido no meio da multidão tentando provocar algum riso com brincadeiras e gincanas sem graça. Não oferece informação alguma e chega a interromper a exibição de algumas apresentações musicais, algo totalmente descabido.
No meio desse desencontro de informações e gafes, vale o destaque para Dani Monteiro, com experiência na cobertura de esportes radicais. Alocada na área VIP, ela é responsável por alguns dos momentos mais divertidos do Rock in Rio fora dos palcos. Logo no primeiro dia, conseguiu uma entrevista com uma animada Christiane Torloni, que soltou a frase do festival ao ser perguntada sobre seus artistas favoritos: "hoje é dia de rock, bebê!". Em outro momento memorável, a atriz Monique Alfradique revelou que o momento especial da apresentação de Elton John foi Your Song. Detalhe: o músico britânico não tocou o clássico.
Cobertura ao vivo é um passeio pela cova dos leões. Jogo de cintura e conhecimento prévio sobre o assunto são fundamentais para encarar o desafio. Cada apresentador tem a obrigação de estar bem informado para enfrentar o público, ainda mais em plena era do julgamento imediato e implacável das redes sociais. Porém, a cobertura equivocada do Rock in Rio expõe a fragilidade da retaguarda. Volta e meia Didi, Luisa, Dani, Erika, Lee e Caruso deixam transparecer a falta de apoio dos responsáveis pela transmissão no Multishow. Ponto eletrônico não serve apenas para informar sobre cortes. Luisa, por exemplo, não pode confundir Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers, com Chad Smith, baterista da banda, e não ser alertada pela produção e corrigir imediatamente o erro.
A cobertura equivocada do Rock in Rio no Multishow evidencia a falta de importância da música para a televisão brasileira nos últimos anos. Foi-se o tempo em que Nelson Motta comandava, na Globo, a apresentação da primeira edição do festival. A emissora também exibiu, ao vivo e na íntegra, muitos shows do Hollywood Rock. A MTV Brasil transmitiu edições do Monsters of Rock. Até mesmo o Multishow marcou presença com o TIM Festival e outras apresentações. Tudo sempre acompanhado de entrevistas com os principais artistas e fatos curiosos de bastidores. Hoje, o que temos são apresentações mutiladas e informações desencontradas. Lamentável.

Veja também:

- com pequenas adaptações da equipe Rock On! 

Gostou desta postagem e quer ver mais? Então clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário