Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de junho de 2013

O Gigante Despertou

   Tenho o orgulho de poder escrever hoje sobre um assunto não muito comum para os leitores do Rock On! Normalmente nós falamos de música, filmes, bandas, games, etc. Mas hoje, vamos falas sobre o assunto do ano! Tenho orgulho hoje de ser um brasileiro e de fazer parte desses mais de dois milhões de jovens que protestam sobre a qualidade de vida em nosso país. Chega de estupidez e de aceitarmos essa situação de descaso com a educação, saúde e transportes que vem acontecendo há anos. Na verdade, desde que o Brasil é Brasil. Isso sim é rock 'n' roll!

Imagem: Estadão
   Em 16 capitais o assunto é um só! Esse é o dia em que o Brasil parou, em décadas ninguém via algo assim na América Latina, ou melhor, em toda a América! Foi notícia nos principais veículos de comunicação do mundo: ABC News, The Guardian, The New York Times, New York Post e outros jornais e canais de TV do mundo. Os Protestos contra o aumento da tarifa de ônibus e do custo de vida se espalham pelo Brasil. Às 21h44min Manifestantes cercam o Palácio dos Bandeirantes. Um grupo tentou forçar o portão de entrada e a PM reagiu  lançando uma bomba de gás lacrimogêneo. Parte dos manifestantes se mantém disposta a entrar na sede do governo. “O Palácio é nosso, vamos entrar lá”, gritam. Ás 21h31min ao menos 20 policiais formaram uma fila atrás de cada um dos dois portões do Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, zona sul. Nos últimos minutos, bases comunitárias e viaturas chegaram ao local, onde os policiais aguardam a chegada da manifestação.  Um grupo com milhares de manifestantes, integrantes do Movimento Passe Livre e responsáveis pelo policiamento nesta noite estão na Avenida Morumbi. A ideia dos manifestantes é passar pela sede do governo paulista.
   Às 21h24min em BRASÍLIA, os manifestantes dão um abraço simbólico no Congresso Nacional. Mais cedo,  grupos invadiram a rampa de acesso e foram contidos pela PM, que neste momento faz um cordão de isolamento em torno dos acessos. Às 21h03min os integrantes do Movimento Passe Livre que estão na Ponte Estaiada, na zona sul de São Paulo, informaram que pretendem seguir até o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, sede do governo do Estado. Parte do bloco, no entanto, está se dispersando. Às 20h58min a CET informa que manifestantes ocupam todas as faixas da Avenida 23 de Maio, sentido Aeroporto de Congonhas,  na direção do Túnel Ayrton Senna. A recomendação é que os motoristas evitem acessar a via. Ás 20h52min o sexto protesto contra o aumento da tarifa de ônibus em São Paulo está marcado para esta terça-feira, 18. A concentração será na Praça da Sé, às 17h. Às 20h32min em BELO HORIZONTE, manifestantes entraram em confronto duas vezes com a Polícia Militar durante protesto realizado durante toda a tarde e início da noite desta sexta-feira, 17,em Belo Horizonte.

Imagem: Christiane Bomfim
   Às 20h28min no RIO DE JANEIRO segue o enfrentamento entre policiais e manifestantes no centro da cidade. Às 20h20min cantava a multidão que desceu a Avenida Faria Lima sentido zona sul um grito atribuído à violência dos últimos protestos à Polícia Militar: “que coincidência! Não tem polícia, não tem violência”, disseram os manifestantes, que cobram a revogação do aumento das tarifas de transporte público em São Paulo. “Mãos ao alto, R$ 3,20 é um assalto”, cantou um grupo.

- Protesto no Mineirão pede melhoria de salários para professores

   BELO HORIZONTE - Servidores ligados à educação realizam um protesto na Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como Igrejinha da Pampulha, próximo ao Mineirão, que às 16h desta segunda será palco de Nigéria e Taiti pela Copa das Confederações. O protesto, criado no Facebook, partiu do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).

   Os manifestantes criticam o descaso com a educação de Minas Gerais e reivindicaram melhorias de salários e plano de carreira para professores. Não há confusão nem tumulto, apesar de os protestos e manifestações estarem proibidas em Minas Gerais durante a Copa das Confederações via uma liminar na Justiça.
   Tempo depois do início do protesto, o grupo se encontrou com manifestantes que protestavam contra o aumento da tarifa dos transportes coletivos a corrupção e os investimentos direcionados a Copa do Mundo no País. Pelo menos dez mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar, e 35 mil de acordo com os organizadores, estão fazendo a passeata, que partiu do centro de Belo Horizonte em direção ao estádio do Mineirão. 
   A concentração teve início por volta das 12 horas na Praça Sete de Setembro no centro da capital, e apesar de fechar algumas das principais vias da cidade, não houve registro de problemas até agora no meio da tarde. A manifestação é acompanhada por dezenas de viaturas da Policia Militar, inclusive a tropa de choque. O protesto foi combinado com comando da corporação e até o momento não foi registrado nenhum incidente.
   O grupo que luta contra os gastos na copa do mundo, por causa da violação de direitos, principalmente com a desapropriação de obras para o mundial, gritaram várias palavras de ordem durante a manifestação. Entre elas  esta: "Não é Turquia, não é a Grécia.
Imagem: Estadão
   É o Brasil saindo da inércia". Durante a passeata várias pessoas foram aderindo ao movimento. Motoristas fizeram um buzinaço, saudando os manifestantes. A área limite é próxima ao Mineirão, e lá a passeata deve parar, segundo o que foi combinado pelos manifestantes junto as autoridades. 
   Uma jovem de 27 anos afirmou que foi revistada por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal dentro de um ônibus durante viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro no início da noite desse domingo, 16. Veronica Linder, que é jornalista, disse que policiais examinaram fotos e vídeos em seu celular e perguntaram se ela tinha participado de alguma manifestação nos últimos dias. “O meu direito à privacidade foi violado”, afirmou a jovem em entrevista ao Estado.
Veja o relato da jovem:
Imagem: Reprodução/Facebook.com
   Isso tudo é verdade, minha gente, isso tá acontecendo aqui em casa, no nosso quintal, nosso grande quintal chamado Brasil. Eu tenho orgulho disso, porque nosso país está acordando! O que eu sinto é felicidade!
Em sinal de total apoio às manifestações, gostaria de terminar com o vídeo da música "The Pretender", do Foo Fighters. Assistam ao vídeo e entendam do que eu digo.

Texto por: Flávio Vivório Salles, do Rock On! - com fontes de Estadão Notícias / ABC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário