Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de junho de 2013

"Verás que um filho teu não foge a luta..."

Imagem: Acervo Musical do  Rock On!
   Pitty, Leoni, Criolo e Tom Morello apoiam as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Músicos do Brasil e exterior começam a apoiar os protestos. Demorou um pouco, mas finalmente a classe artística começou a se manifestar em relação aos protestos contra o aumento do transporte público que começaram em São Paulo na semana passada e se espalharam pelo país. Agora que a situação está mais esclarecida e a agenda dos protestos mais ampla, vários músicos começaram a demonstrar publicamente o seu apoio, através das redes sociais ou em seus shows.

   A cantora Pitty usou sua conta no Twitter para mandar o seguinte recado; "bom, eu não sei vocês, mas eu vou pra rua". 

   Outra cantora, essa bem mais veterana, Elza Soares de 75 anos, também declarou apoio aos manifestantes durante o show que fez na Feira do Livro de Ribeirão Preto. Elza adaptou a letra de "Opinião", o clássico samba de Zé Ketti, com versos como "20 centavos eu não pago não, 20 centavos eu não tenho não".


Imagem: UOL Entretenimento
   Já o rapper Criolo autor da música cujo título virou bordão, "Não Existe Amor em SP" também mandou seu recado para quem irá hoje para o Largo da Batata em São Paulo, onde mais uma grande manifestação está marcada. "SP, Largo da Batata, 17hs. Hoje as ruas têm que ser palco do amor e da paz", pediu o músico.

   Leoni postou um vídeo de "As Coisas Não Caem do Céu" no YouTube. A canção foi escrita há alguns meses, mas ganhou novo sentido após os eventos vistos na última semana. Sobre a música o compositor disse em sua página no Facebook: "Escrevi 'As Coisas Não Caem do Céu' para lembrar que só a ação modifica o mundo. As pessoas na rua disseram isso de forma muito mais impactante e coletiva." 


Imagem: Divulgação/Hollywood Records
   As manifestações também começaram a chamar a atenção de artistas no exterior. A cantora Cat Power, que esteve recentemente no Brasil, colou em sua camiseta os nomes das cidades de São Paulo, Istambul e Oaklahoma durante sua apresentação no sábado (15) no festival americano Bonnaroo. A artista demonstrou assim, apoio aos paulistanos e também aos turcos e às vítimas do tornado que atingiu a cidade americana no início deste mês.


Imagem: Divulgação/Sony Music
   Tom Morello do Rage Against The Machine também escreveu um "EU APOIO" em letras garrafais no twitter em resposta a um brasileiro que pediu o seu apoio aos protestos. O músico também postou um link para um vídeo em que os motivos para as manifestações são explicados em inglês e disse que se juntaria aos manifestantes brasileiros que se preparavam para protestar ontem (16) em Los Angeles caso estivesse na cidade.

Fonte: Ana Letícia Torres, do Portal Vaga-lume - Vagalume.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário